En fim, uma rica combinação de discussões, diálogos e ressonâncias que, esperamos, convidem os leitores a uma reflexão sobre os potenciais sociais, culturais, políticos e expressivos dessas novas e velhas formas de comunicação que – às vezes sem nos darmos conta – compõem uma importante parcela da paisagem sonora de nosso cotidiano".
O presente livro é o primeiro organizado pelo MidiaSon: grupo de estudos e produções em mídia sonora. O grupo – criado em 2007 – é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e ao Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Ainda que não traga apenas contribuições de seus membros, este livro traduz uma preocupação muito cara ao grupo, que é a de aproximar pesquisas que se relacionem às diferentes posibilidades de presença do som no universo midiático.
No presente caso, o rádio, o podcast, os audiolivros, a música popular industrializada e as trilhas sonora e musical de cinema. Os doze textos aqui oferecidos, reunindo quinze autores de diferentes formações e instituições, não foram originalmente escritos com a pretensão de se estabelecerem como pontes entre essas áreas ou oferecerem uma abordagem sistemática de suas questões. Ainda assim, sua reunião visa tanto oferecer uma amostra das atividades do MidiaSon – representado por nove dos autores – quanto da diversidade de interesses e abordagens que pode ser encontrada no âmbito de pesquisas contemporâneas sobre o uso do som e da música.
.
No hay comentarios:
Publicar un comentario